México “libera” maconha para 4 jovens

O governo mexicano autorizou quatro pessoas a consumir maconha com fins recreativos. Além disso, elas ainda poderão plantar a própria erva. A decisão foi da Suprema Corte deste país, em dezembro do ano passado.

Os quatro beneficiados são integrantes da Sociedade Mexicana de Autoconsumo Responsável Tolerante (Smart). A solicitação legal foi feita para aumentar o debate no Congresso em torno da legalização da droga. No entanto, eles não poderão fazer “atos de comércio ou fornecimento a terceiros”.

O argumento usado por eles é que, plantando, eles reduzem a violência gerada pelos cartéis do narcotráfico. Desde 2006, a guerra às drogas e a ação dos traficantes deixou mais de cem mil mortos ou desaparecidos no México. O país é o segundo maior produtor mundial de cannabis.

Em 2009, o México despenalizou o consumo de drogas, e é permitido portar até cinco gramas de maconha. No entanto, qualquer ação voltada para sua aquisição é um delito. O Código Penal mexicano estabelece penas de 10 a 25 anos da prisão para quem produzir narcóticos, traficá-los ou receitá-los sem licença.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *