Mevatyl chega às farmácias em março com preço exorbitante

Remédio será o primeiro à base de THC no Brasil. Valor de caixa com três frascos será de R$2,5 mil.

Finalmente, mais de um ano após ser aprovado pela Anvisa, o Metavyl – mais conhecido como Sativexdeve chegar às farmácias em março. A informação vem da própria empresa Ipsen, responsável pela produção e comercialização do remédio. A empresa informou ainda que o remédio já está em terras tupiniquins, e que aguarda apenas o trâmite de algumas burocracias para entrar no mercado.

+ Anvisa autoriza venda de Sativex no Brasil
+ Saiba mais sobre os emplastros com canabinoides

No entanto, o medicamento, o primeiro à base de THC a ser comercializado no país, chega às prateleiras com preço nada acessível: cerca de R$ 2, 5 mil. Na caixa vem três pequenos frascos do remédio, que garantem o tratamento por pouco mais de um mês, no caso da esclerose múltipla.

Chamado no país de Mevatyl – e aprovado em outras 28 nações com o nome de Sativex –, o medicamento é indicado para quem sofre de espasticidade por causa da esclerose múltipla.

“O medicamento já está no Brasil, já foi importado. Mas os trâmites burocráticos levaram mais tempo do que imaginávamos”, explicou Andréa Viana, gerente médica da Ipsen, ao jornal O Globo. A burocracia dita por Andréa se refere a um atraso de precificação e aprovação da importação. Além disso, o remédio precisou passar por controle de qualidade na saída do local de origem, o Reino Unido, e também ao chegar ao país.

Quanto ao preço, não há previsão de que venha a ter alguma redução. Os valores foram definidos em julho passado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). “Por enquanto, não há como abaixar o preço”, diz Andréa. Segundo ela, o valor é o mesmo cobrado em outros países onde o medicamento é comercializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *