Ministro do STF defende novamente legalização da maconha no Brasil

Barroso acredita que medida diminuiria a população carcerária do país. Ministro já havia se posicionado a favor da erva em 2015.

O ministro do STF Luis Roberto Barroso se declarou novamente a favor da legalização da cannabis, como forma de diminuir a superlotação carcerária brasileira. Segundo ele, esta medida também poderia resultar no enfraquecimento do poder do tráfico de drogas.

+ “Insistir no que não funciona não faz sentido”, diz Barroso sobre política de drogas

“A primeira etapa, ao meu ver, deve ser a descriminalização da maconha. Mas não é descriminalizar o consumo pessoal, é mais profundo do que isso. A gente deve legalizar a maconha. Produção, distribuição e consumo. Tratar como se trata o cigarro, uma atividade comercial. Ou seja: paga imposto, tem regulação, não pode fazer publicidade, tem contrapropaganda, tem controle. Isso quebra o poder do tráfico”, declarou o ministro do STF.

A declaração foi feita na quarta-feira (01/02). Não é a primeira vez que o ministro se posiciona a favor da erva. Em entrevista para a BBC em 2015, ele também declarou que o país devia legalizar “para ver como isso funciona na vida real”.

Na última declaração, Barroso afirmou ainda que, se a legalização da maconha der certo no país, o próximo passo seria legalizar a cocaína. Isso porque, na visão do ministro, um dos grandes problemas do sistema penitenciário é a prisão de pequenos traficantes que não são perigosos, mas, quando deixam a prisão, ficam perigosos.

“Um dos grandes problemas que as drogas têm gerado no Brasil é a prisão de milhares de jovens, com frequência primários e de bons antecedentes, que são jogados no sistema penitenciário. Pessoas que não são perigosas quando entram, mas que se tornaram perigosas quando saem. Portanto, nós temos uma política de drogas que é contraproducente, ela faz mal ao país”, declarou.

Barroso

5 comentários em “Ministro do STF defende novamente legalização da maconha no Brasil

  • 17 de julho de 2017 em 17:56
    Permalink

    Eu sou a favor da legalização
    Pq uma guerra numa planta
    🍁🍁

    Resposta
  • 22 de abril de 2017 em 19:45
    Permalink

    A Cannabis, usada ha milhares de anos por xamãs, e uma erva de poder, sagrada, tem que ser respeitada e não, proibida!

    Resposta
  • 17 de abril de 2017 em 17:43
    Permalink

    pena que boa parte da população não enxerga isso..

    Resposta
  • 12 de abril de 2017 em 09:40
    Permalink

    Barroso disse que adotou uma posicao “um pouco menos avancada” porque acredita que assim “teria mais chance de conquistar a maioria” do tribunal. Como hoje ainda ha muita resistencia contra a liberacao das drogas, o ministro considera que, se o STF decidir por descriminalizar tudo, “existe o risco de haver uma reacao da sociedade contra a decisao, o que os americanos chamam de backlash”.

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2017 em 15:01
    Permalink

    Eu concordo plenamente com isoo..Legaliza#Brasil🍁✌

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *