Usuários não serão mais presos na França

Agora, francês flagrado pela polícia pagará apenas uma multa de 200 euros, sem risco de prisão.

A França anunciou ontem que vai reduzir a penalização para as pessoas que forem flagradas fumando maconha no país.  Os usuários flagrados pela polícia serão apenas multados no local, sem risco de prisão. O valor da multa pode variar entre 150 e 200 euros.

+ França é o país que mais consome cannabis na Europa, diz estudo 
+ Legalização na França renderia 2,2 bilhões de euros

“Vamos simplificar as multas para esse delito, não haverá uma descriminalização do uso da maconha”, disse o ministro francês do Interior, Gérard Collomb, ressaltando que o país não pretende liberar o uso social, como fez o Canadá e Uruguai recentemente. .

Antes da nova lei, quem era pego pela polícia fumando um pagava uma multa de mais de 3 mil euros, e corria o risco de ficar preso por até um ano.

O presidente da França, Emmanuel Macron, já havia prometido durante sua campanha eleitoral , que ia pôr um fim à prisão de usuários de cannabis neste país. Na passada, os parlamentares franceses começaram a analisar duas propostas que tratam da descriminalização.

De acordo com dados oficiais, a polícia francesa autua todo ano 140 mil usuários de drogas. Apesar desse número expressivo, em 2015, por exemplo, apenas 3 mil pessoas foram condenadas a penas de prisão. Desse total, só 1.283 infratores foram realmente parar na cadeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *